Benefícios dos exercícios físicos nos níveis do HDL-colesterol ou “colesterol bom”

0
493
Fit people doing push-ups at the park

Acredita-se que o exercício aeróbico como caminhar, correr ou pedalar reduza parcialmente o risco das doenças cardiovasculares por meio da elevação do HDL colesterol (“colesterol bom”), no entanto, esse efeito variou bastante entre os diferentes estudos.

O Dr. Satoru Kodama da Universidade Ochanomizu (Japão), fez uma revisão dos diversos estudos médicos publicados sobre o assunto, visando estabelecer os reais benefícios dos exercícios sobre os níveis do HDL colesterol. Foram avaliados 25 estudos sobre o assunto. A elevação média do HDL colesterol foi modesta (cerca de 2,53 mg/dl).

Lembramos que o valor ideal do HDL para os homens é acima de 40 mg/dl e para as mulheres, acima de 50 mg/dl . A prática semanal mínima para um aumento do nível de HDL colesterol foi estimada em 900 kcal de gasto energético ou 120 minutos de exercícios por semana.

Estima-se que para cada aumento de 10 minutos de cada sessão de exercício ocorra um aumento de 1,4 mg/dl nos níveis de HDL colesterol. A prática regular de exercício aeróbico aumenta modestamente os níveis de HDL colesterol.

Parece existir uma quantidade mínima de exercício que é necessária para o aumento significativo dos níveis desta fração do colesterol. A duração de cada sessão de exercício, mas do que a intensidade do mesmo, foi o elemento mais importante da prescrição do mesmo.

O autor ainda observou também que o exercício foi mais eficaz em elevar o HDL colesterol nos indivíduos com níveis de colesterol mais elevados inicialmente ou com índice de massa corporal (IMC) mais baixo.

Fonte: Archives Internal of Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here