Como utilizar a semente de linhaça, um importante alimento funcional

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A semente de linhaça é um produto que tem destaque na alimentação saudável por suas características nutricionais que fazem dela um alimento funcional. Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. Não existem diferenças na composição delas, já que ambas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantêm o mesmo poder funcional. A única diferença refere-se ao local de cultivo – a marrom, em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias.

A semente apresenta cerca de 39% de óleo em sua composição. Este óleo tem como característica a grande quantidade de  ômega 3 (cerca de 57% de sua composição) e a presença de ômega 6, o que fazem dele um potente agente antioxidante para o corpo.

A presença das fibras solúveis e insolúveis também são relevantes pois respectivamente, favorecem a redução das taxas sanguíneas de colesterol e o funcionamento intestinal. Além disso, por ser rica em ligninas (fitoesteroide que possui ação semelhante ao hormônio estrógeno), a semente de linhaça tem papel importante no período da menopausa, favorecendo uma reposição hormonal natural e atuando na prevenção do câncer de mama.

É fácil incluir a semente de linhaça na alimentação. O ideal é triturá-la, pois assim ela oferece maiores benefícios nutricionais uma vez que o organismo não possui a capacidade de digerir sementes inteiras. Esmagada ou moída, pode ser misturada em iogurtes, saladas, cereais matinais, sopas, vitaminas e até em receitas exclusivas de pães, bolos, massas e molhos.

O uso exclusivo do óleo de linhaça não inclui o benefício das fibras que se encontram na semente. Ele pode ser usado em saladas, mas não serve para cozinhar, pois é sensível ao calor. Deve ser conservado na geladeira, para protegê-lo da exposição à luz, calor e oxigênio.

Composição nutricional da Linhaça (por 100g):

Nutriente – quantidade:

Calorias 333 calorias

Proteínas 22 gramas

Carboidratos 10,1 gramas

Gorduras 36,2 gramas

Fibras 21,94 gramas

Colesterol 0 grama

Ômega-3 16,51 gramas

Ômega-6 5,74 gramas

Vit. A 18,47 UI

Vit. E 128,2 UI

Vit. B1 0,6 miligramas

Vit. B6 0,86 miligramas

Vit. B12 1,65 miligramas

Potássio 777 miligramas

Sódio 253 miligramas

Magnésio 3270 miligramas

Fósforo 6551 miligramas

Ferro 2,2 miligramas

Cobre 14,4 miligramas

Zinco 46,2 miligramas

Manganês 33,3 miligramas

Selênio 0,64 miligramas

Fonte: Propriedades Nutricionais da Linhaça – Edson Credidio.

 

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