Como utilizar a semente de linhaça, um importante alimento funcional

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A semente de linhaça é um produto que tem destaque na alimentação saudável por suas características nutricionais que fazem dela um alimento funcional. Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. Não existem diferenças na composição delas, já que ambas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantêm o mesmo poder funcional. A única diferença refere-se ao local de cultivo – a marrom, em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias. A semente apresenta cerca de 39% de óleo em sua composição. Este óleo tem como característica a grande quantidade de  ômega 3 (cerca de 57% de sua composição) e a presença de ômega 6, o que fazem dele um potente agente antioxidante para o corpo.

A presença das fibras solúveis e insolúveis também são relevantes pois respectivamente, favorecem a redução das taxas sanguíneas de colesterol e o funcionamento intestinal. Além disso, por ser rica em ligninas (fitoesteroide que possui ação semelhante ao hormônio estrógeno), a semente de linhaça tem papel importante no período da menopausa, favorecendo uma reposição hormonal natural e atuando na prevenção do câncer de mama.

É fácil incluir a semente de linhaça na alimentação. O ideal é triturá-la, pois assim ela oferece maiores benefícios nutricionais uma vez que o organismo não possui a capacidade de digerir sementes inteiras. Esmagada ou moída, pode ser misturada em iogurtes, saladas, cereais matinais, sopas, vitaminas e até em receitas exclusivas de pães, bolos, massas e molhos.   O uso exclusivo do óleo de linhaça não inclui o benefício das fibras que se encontram na semente. Ele pode ser usado em saladas, mas não serve para cozinhar, pois é sensível ao calor. Deve ser conservado na geladeira, para protegê-lo da exposição à luz, calor e oxigênio.

Composição nutricional da Linhaça (por 100g):

Nutriente Quantidade

Calorias 333 cal

Proteínas 22g

Carboidratos 10,1g

Gorduras 36,2g

Fibras 21,94g

Colesterol 0g

Ômega-3 16,51g

Ômega-6 5,74g

Vit. A 18,47 UI

Vit. E 128,2 UI

Vit. B1 0,6mg

Vit. B6 0,86mg

Vit. B12 1,65mg

Potássio 777mg

Sódio 253mg

Magnésio 3270mg

Fósforo 6551mg

Ferro 2,2mg

Cobre 14,4mg

Zinco 46,2mg

Manganês 33,3mg

Selênio 0,64mg

Fonte: Propriedades Nutricionais da Linhaça – Edson Credidio.

Texto revisado por Nícia Padilha.

 

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