Dia mundial do coração: Dez mandamentos para prevenir um ataque cardíaco

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1- Pare de fumar. Se você é fumante , parar de fumar diminui muito o  risco de ocorrer um infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ). Este risco diminui 50% em dois anos , podendo tornar-se  igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos. O  risco relativo de um infarto dobra a partir de 5 a 10 cigarros por dia . Este risco aumenta em até oito vezes , nos indivíduos que fumam cerca de duas carteiras por dia ( 40 cigarros ).

2- Faça exercícios físcos regularmente.Recomenda-se a realização de exercícios físicos aeróbicos ( andar , correr , pedalar , dançar , nadar e fazer hidroginástica ) , pelo menos 3 vezes por semana  (  5 a 7 vezes para os indivíduos que precisam perder peso ) , por no mínimo 30 minutos ,  com uma intensidade moderada ( ao fazer o exercício você fica um pouco ofegante , mas consegue falar frases inteiras ) . As atividades físicas do dia-a-dia ( ex: caminhar por 15 minutos para ir ao trabalho e mais 15 minutos para voltar do trabalho ) , também trazem resultados positivos .

3- Alimente-se de uma forma saudável.Procure  ingerir   um   quantidade de calorias   diárias , que    lhe   ajude a atingir um peso adequado .  A ingestão diária de frutas , verduras e legumes, ajuda a prevenir  um infarto do miocárdio  . Limite a ingestão de sal em menos de  seis gramas ao dia ( cerca de seis colheres rasas de chá de sal , ou seja , 4 colheres rasas de chá de sal para o preparo dos alimentos  , mais  duas colheres de sal próprio dos alimentos ).  Evite os alimentos ricos em colesterol ( ingira menos de 300mg de colesterol ao dia ) , os quais são exclusivamente  de origem animal ( derivados do leite com alto teor de gordura , gordura aparente das carnes , gema dos ovos , pele das aves , miúdos , embutidos e certos  frutos do mar ) .

Evite também as gorduras saturadas (frituras)  e as gorduras trans ou hidrogenadas , as quais são encontradas em alguns produtos industrializados como molhos , sorvetes , bolos e certos biscoitos .Procure ingerir peixe , principalmente os ricos em ácidos graxos ômega- 3 (sardinha , truta , salmão  e bacalhau ) , pelo menos duas vezes por semana. Os fitoesteróis são substâncias antioxidantes de origem vegetal que podem ser encontradas em margarinas enriquecidas , que são uma ótima opção para substituir a manteiga ou as margarinas com gorduras hidrogenadas. Procure ingerir alimentos ricos em fibras  (cereias  , frutas , verduras e legumes ). Derivados da soja , grão integrais , nozes , assim como outros alimentos , apresentam efeitos comprovadamente benéficos sobre as gorduras do sangue e a aterosclerose ( leia as páginas sobre alimentos funcionais ).

4- Procure ingerir bebidas alcoólicas moderadamente. A ingestão regular de bebidas alcoólicas , como o vinho tinto , não deve ser estimulada com o objetivo de prevenir um infarto do miocárdio  . Se você é homem  e costuma beber , procure restringir a ingestão de álcool  em 30 gramas de etanol por dia (700 ml de cerveja = 2 latas de 350 ml  ou 300 ml de vinho = 2 taças de 150 ml ou 100 ml de destilado = 3 doses de 30 ml) . Se você é mulher , essa ingestão deverá ser de 15 gramas de etanol , ou seja, 50% da quantidade permitida para homens. Lembre-se: o álcool é calórico , pode aumentar os níveis de açúcar , ácido úrico e triglicerídeos , além de  poder causar dependência física e psíquica ( alcoolismo ).

5- Persiga o seu  peso ideal. Um índice de massa corporal ( IMC = peso dividido pela altura ao quadrado ) inferior a 25 kg/m2  e uma circunferência abdominal inferior a 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres , são as metas a serem obtidas  quando o assunto é peso e medidas. Para uma perda de peso , uma dieta hipocalórica e a prática diária  de exercícios físicos , são fundamentais. A utilização de medicamentos poderá ser útil. A cirurgia bariátrica pode ser indicada para casos selecionados .

6- Não deixe de ir em consultas médicas periódicas.Consulte regularmente seu (s) médico (s) de confiança. Retorne ao consultório para as reavaliações clínicas dentro do tempo estipulado por seu médico.

7- Realize todos os exames complementares solicitados pelo seu médico.O resultado destes exames serão fundamentais para avaliação do seu quadro clínico e , conseqüentemente , para a definição de um plano de prevenção e tratamento adequado para você.

8 – Não deixe de usar  as suas medicações de uso contínuo. Para o combate dos fatores de risco para o infarto do miocárdio (como a hipertensão arterial , as dislipidemias , o diabete melito , a obesidade  , o  hábito de fumar , entre outros  , poderá ser necessária a utilização de medicamentos . A  maioria destas drogas serão de uso contínuo e indefinido. Use as medicações prescritas por seu médico regularmente. Não pare de usá-las  sem a sua permissão.Evite trocas no balcão das farmácias.

9- Combata  o  estresse e a depressão. Se você está estressado  ou até depressivo   , procure o seu médico de confiança. Estas duas situações aumentam o seu risco de você sofrer de um infarto do miocárdio.Provavelmente será necessária a avaliação de um profissional especializado na área, como um psiquiatra ou psicólogo. Exercícos físicos , técnicas de relaxamento , psicoterapia e o uso de medicamentos , poderão ser necessários.

10 – Dedique pelo menos um dia da semana totalmente voltado para você  e  o  convívio junto de  seus familiares. Permaneça a maior parte do tempo possível junto das pessoas que você ama. Procure viver em paz e harmonia com o mundo que está em sua volta .

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