O melão pode reduzir o estresse e a fadiga, diz estudo

0
383

O melão é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, principalmente nas regiões de clima mais quente. É uma fruta refrescante, rica em água, vitaminas e minerais. As suas propriedades nutritivas ajudam a proteger os ossos, dentes e sangue, além de fortalecer o sistema imunológico e a pele.

Um estudo recente sugere que uma enzima encontrada em melões, chamada de superóxido dismutase, pode ajudar a prevenir o estresse e a fadiga. Esta enzima  caracteriza-se por ter propriedades antioxidantes benéficas que evitam os danos aos tecidos do corpo.  Este estudo foi realizado com 70 voluntários saudáveis, com idade de 30 até 55 anos, que apresentavam sintomas de estresse e fadiga diária.

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. Um grupo tomou um suplemento dietético baseado em suco concentrado de melão (correspondente a 140 UI de superóxido dismutase) e o outro grupo tomou placebo, ambos uma vez ao dia, durante quatro semanas.

Os pesquisadores descobriram um forte efeito placebo em 35 voluntários que receberam as cápsulas preenchidas com amido. No entanto, este efeito foi observado apenas nos primeiros sete dias do estudo. Em contraste, os efeitos positivos sobre o estresse e a fadiga relatados no grupo dos 35 voluntários que tomaram o suplemento de suco concentrado de melão, foram maiores e mais duradouros. Com o uso do melão concentrado os pesquisadores observaram um aumento da concentração, redução do cansaço e da irritabilidade, além disso, houve uma melhora dos problemas relacionados ao sono.

Fonte: Journal Nutrition.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here