Dieta para triglicerídeos elevados

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Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides, são moléculas de gordura que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo. Os triglicerídeos são basicamente compostos de quilomícrons e VLDL-colesterol (do inglês very low density lipoprotein, ou seja, lipoproteína de muito baixa densidade).

Os triglicerídeos elevados (hipertrigliceridemia), ou seja, valores acima de 150mg/dl (para a coleta de sangue em jejum) ou acima de 175 mg/dl (para coleta de sangue sem jejum), é uma das formas de dislipidemias (anormalidades do colesterol e frações). O nível ideal dos triglicerídeos é abaixo de 100 mg/dl.

Um nível elevado de triglicerídeos deve ser controlado. Seu papel como fator de risco cardiovascular é motivo de controvérsia, sendo menos estabelecido do que o papel indiscutível da elevação do LDL-colesterol (do inglês low density lipoprotein, ou seja, lipoproteína de baixa densidade, conhecido como “colesterol ruim”).

Níveis muito elevados de triglicerídeos (acima de 500 mg/dl) podem causar pancreatite aguda (inflamação do pâncreas), uma doença potencialmente grave, e que cursa com dor abdominal intensa. Nesses casos, caso haja uma falha do controle dos níveis de triglicerídeos com mudanças dos hábitos de vida, será necessários a instituição de um medicamento.

Medidas dos hábitos de vida para reduzir os triglicerídeos

-Perda de 5 a 10% do peso: redução de 30 a 50%.

-Dieta mediterrânea (leia adiante): redução de 10 a 15%.

-Dieta rica em Ômega-3 (sardinha, salmão, atum, etc.): redução de 5 a 10%.

A redução da ingestão de bebidas alcoólicas e a prática de regular de exercícios físicos também são recomendados.

Dieta mediterrânea

Essa dieta baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países do mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal. A dieta mediterrânea inclui:

-Azeitonas e azeite de oliva;

-Grãos inteiros (especialmente em pães e cereais, ao invés de grãos refinados dos pães brancos, massas e bolos);

-Poucos doces;

-Pouca carne vermelha, ingestão abundante de peixes, alguns frutos do mar e frango;

-Queijos brancos, mas pouco leite;

-Ingestão diária de frutas, legumes e verduras;

-Oleaginosas e frutos secos como damascos e tâmaras;

-Ingestão moderada de vinho tinto, ou seja, duas taças para os homens e uma taça para as mulheres. Devemos salientar que a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser estimulada com uma medida de prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares.

Como deve ser a alimentação para reduzir os níveis de triglicerídeos

PREFIRA

MODERE

EVITE

SOBREMESAS E AÇÚCARES Gelatina e sorvetes diets, adoçantes artificiais Doces e geléias Doces preparados com açúcar comum, frutose e mel
PÃES , CEREAIS E MASSAS Pão integral, trigo em grão, aveia em flocos, farelos, milho, centeio, cevada Pão francês, pão de leite, bisnagas, folhados, arroz polido, fubá, massas Pães doces ou recheados, maisena, farinhas refinadas, biscoitos
MATINAIS Cereais integrais ou ricos em fibras e sem açúcar ou mel  – – Farinhas para mingau e cereais com açúcar ou mel
LEGUMINOSAS Feijão, grão de bico, soja, ervilha, lentilha  – –  – –
FRUTAS Laranja e tangerina com bagaço, melancia, melão, carambola e abacaxi entre outras  – –  – –
VEGETAIS FOLHOSOS Todos, sem limite na quantidade  – –  – –
LEGUMES Vagem, chuchu, brócolis, couve flor, pimentão, tomate Batata, mandioca, cará, inhame, beterraba  – –
CARNES Aves sem pele, peixes de escamas Carnes vermelhas Carnes com gordura aparente
LEITE Leite e iogurtes desnatados  – – Leite e iogurtes integrais
QUEIJO Cottage Ricota e queijos brancos Queijos amarelos
GORDURAS Óleos vegetais, halvarina ou creme vegetal light Manteiga, margarina e molhos cremosos Maionese, creme de leite e gorduras animais
OVOS Clara 2 gemas por semana – –
SUCOS E BEBIDAS Limão, abacaxi, caju, maracujá, sucos e chás sem açúcar Laranja e refrigerantes diets Sucos prontos para beber e bebidas alcoólicas

 

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

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