Mães jovens seguem suas mães quando o assunto é a criação dos filhos

0
132

A expressão "tal mãe, tal filha" parece ser válida quando o assunto é a criação dos filhos. As mulheres são mais susceptíveis do que os homens a seguir as práticas parentais de suas mães.Esta é a constatação de um recente estudo.  

Investigadores da Ohio State University analisaram os resultados de um inquérito envolvendo 1.133 pais jovens, que foram convidados a relatar com que frequência semanal apresentavam os seguintes comportamentos em relação aos seus filhos: bater, mostrar afeto físico ou  elogiar e realizar leituras. Os participantes deste estudo foram escolhidos em um grupo cujos próprios pais tinham sido parte de um levantamento nacional que começou em 1979.

Para todos os três comportamentos – bater, transmitir afeto físico ou elogiar e realizar leitura – as mulheres seguiram de perto o que as suas mães faziam. Este achado não foi observado entre os homens, concluíram os autores do estudo.

"Ficamos surpresos que as mães parecem saber muito sobre o seu papel a partir de suas próprias mães, no entanto, os pais não seguem os modelos de criação de suas mães , diz o  co-autor do estudo, Jonathan Vespa, um doutorando em sociologia. Haviam boas razões para esperarmos que os pais teriam aprendido com a educação que tiveram com  suas mães. Enquanto os pais, especialmente as mulheres, são mais influneciados pelas práticas de suas mães, observamos também um lote de novas práticas que estão sendo adotas a partir de novos conceitos culturais mais amplos", concluiu Vespa.

Fonte: American Sociological Association(2009).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here