A expressão “tal mãe, tal filha” parece ser válida quando o assunto é a criação dos filhos. As mulheres são mais susceptíveis do que os homens a seguir as práticas parentais de suas mães.Esta é a constatação de um recente estudo.
Investigadores da Ohio State University analisaram os resultados de um inquérito envolvendo 1.133 pais jovens, que foram convidados a relatar com que frequência semanal apresentavam os seguintes comportamentos em relação aos seus filhos: bater, mostrar afeto físico ou elogiar e realizar leituras. Os participantes deste estudo foram escolhidos em um grupo cujos próprios pais tinham sido parte de um levantamento nacional que começou em 1979.
Para todos os três comportamentos – bater, transmitir afeto físico ou elogiar e realizar leitura – as mulheres seguiram de perto o que as suas mães faziam. Este achado não foi observado entre os homens, concluíram os autores do estudo.
“Ficamos surpresos que as mães parecem saber muito sobre o seu papel a partir de suas próprias mães, no entanto, os pais não seguem os modelos de criação de suas mães , diz o co-autor do estudo, Jonathan Vespa, um doutorando em sociologia. Haviam boas razões para esperarmos que os pais teriam aprendido com a educação que tiveram com suas mães. Enquanto os pais, especialmente as mulheres, são mais influneciados pelas práticas de suas mães, observamos também um lote de novas práticas que estão sendo adotas a partir de novos conceitos culturais mais amplos”, concluiu Vespa.
Fonte: American Sociological Association.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…