Especialistas enumeram medidas práticas visando à prevenção da obesidade, em crianças e adolescentes

0
75

O sobrepeso e a obesidade em criancas e adolescentes é um grave problema de saúde pública, com inúmeras implicacões negativas sobre a saúde e o bem estar na idade adulta.

Especialistas enumeram orientações visando à prevenção deste grave problema:

-Limitar o consumo de bebidas contendo açúcar.

-Limitar o consumo de alimentos com alto valor energético e baixo teor nutricional, como doces, balas, sorvetes e biscoitos.

-Aumentar o consumo diário de frutas e verduras diariamente (recomenda-se 9 porções diárias, com quantias  que variam de acordo com a idade).

-Limitar o tempo na frente da televisão, videogames e computadores. A Academia Americana de Pediatria recomenda  que  as crianças não assistam televisão antes dos  2 anos de idade e, após esta idade, que não assistam mais de duas  horas de televisão  por dia. Aparelhos de televisão, videogames e computadores devem ser retirados dos quartos, embora a relação  entre obesidade e o tempo dispendido com esses aparelhos, não seja bem estabelecida. A limitação destes hábitos, em geral,  aumenta o gasto calórico diário.

-Tomar o café da manhã diariamente.

-Limitar a ingestão alimentar em restaurantes e lanchonetes do tipo fast food.

-Estimular que pais e filhos façam suas refeições juntos. As refeições realizadas como os familiares  costumam ser de melhor qualidade nutricional e associam-se a uma menor prevalência de obesidade, assim como  outros problemas psicossociais, além de limitar  a quantidade calórica em cada refeição .

-Ingerir diariamente um a dieta rica em alimentos com cálcio (leite, queijo e outros derivados do leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha,etc…).

-Ingerir uma dieta rica em fibras (cereais, frutas, legumes e verduras).

-Ingerir uma dieta balanceada em termos de macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas em proporções adequadas para  cada idade).

-Estimular a amamentação até 6 meses de idade.

-Promover atividade física moderada a intensa por no mínimo 60 minutos por dias. 

Fonte:Expert Committee Recommendations Regarding the Prevention, Assessment, and Treatment  of Child and Adolescent Overweight and Obesity: Summary Report- Pedriatrics(2007).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here