“Fumo de terceira mão” é prejudicial à saúde

0
79

Todos nós conhecemos os inúmeros malefícios relacionados ao tabagismo ativo e passivo. Mais recentemente, foi criado um novo conceito relacionado ao tabagismo: o "fumo de terceira mão" (thirdhand smoke).

Este termo refere-se à contaminação da fumaça dos derivados do tabaco que se prolonga nos ambientes, muito depois de alguém parar de fumar,  permanecendo em nossas roupas depois que deixamos um restaurante, bar ou boate frequentados por fumantes.

O “fumo de terceira mão” consiste em resíduos de cigarros, charutos, narguilés e outros produtos do tabaco, que são deixados para trás após o fumo, acumulando-se nas superfícies, roupas e e mobílias. A fumaça do tabaco é composta por numerosos tipos de gases e partículas em suspensão, incluindo metais pesados e substâncias cancerígenas, como arsênico, chumbo e cianeto.

Estas partículas altamente tóxicas, podem se agarrar a paredes e tetos. Gases podem ser absorvidos por carpetes, tapetes, cortinas, revestimentos e outros estofados. Estas substâncias tóxicas podem voltar para a atmosfera, recombinando-se para formar compostos nocivos à saúde.

O resíduo do tabaco está visivelmente presente na poeira de todos os locais onde as pessoas fumam.Existe um crescente conjunto de evidências de que esses resíduos do tabaco causem significantes riscos para a saúde.Filhos de fumantes são especialmente vulneráveis à exposição e a contaminação pelo “fumo de terceira mão”.

O cabelo, roupas, casas, e carros de fumantes podem ter níveis significativos de contaminação. As crianças pequenas são especialmente vulneráveis, porque elas podem ingerir o resíduo do tabaco, colocando suas mãos na boca depois de tocar superfícies contaminadas.O "fumo de terceira mão" é mais um motivo para que a lei que propaga os ambientes 100% livres de fumo, seja adotada de forma ampla e irrestrita em nosso país.

Fonte:INCA(2009).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here