Um estudo avaliou a associação entre o padrão alimentar e a recorrência ou mortalidade por câncer de mama em mulheres. Os autores do estudo concluíram que uma dieta rica em frutas, legumes, cereais e carnes de aves, associa-se a uma evolução mais favorável neste tipo de câncer.
Um total de 1.901 mulheres participantes do Life After Cancer Epidemiology Study, portadoras de câncer de mama em estágio inicial (diagnóstico realizado entre os anos de 1997 e 2000), foram incluídas na análise do estudo.
A alimentação destas mulheres foi avaliada no início do estudo utilizando um questionário sobre a frequência alimentar. Dois padrões alimentares distintos foram comparados: o padrão “prudente” (consumo elevado de frutas, legumes, cereais integrais e carnes de aves) e o padrão “ocidental” (consumo elevado de carnes vermelhas processadas e cereais refinados).
os autores do estudo observaram que entre as mulheres com um padrão alimentar prudente havia uma redução significativa no risco relativo de morte por câncer (43% menor) e por outras causas de morte (65% menor). Estas observações não foram alteradas pelo grau de atividade física, sobrepeso ou tabagismo.
Em mulheres com diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial, o prognóstico e sobrevida global podem ser melhorados através da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Fonte: Journal of Clinical Oncology.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…