Hábitos alimentares mais saudáveis melhoram a evolução do câncer de mama, diz estudo

0
295

Um estudo avaliou a associação entre o padrão alimentar e a recorrência ou mortalidade por câncer de mama em mulheres. Os autores do estudo concluíram que uma dieta rica em frutas, legumes, cereais e carnes de aves, associa-se a uma evolução mais favorável neste tipo de câncer.

Um total de 1.901 mulheres participantes do Life After Cancer Epidemiology Study, portadoras de câncer de mama em estágio inicial (diagnóstico realizado entre os anos de 1997 e 2000), foram incluídas na análise do estudo.

A alimentação destas mulheres foi avaliada no início do estudo utilizando um questionário sobre a frequência alimentar. Dois padrões alimentares distintos foram comparados: o padrão “prudente” (consumo elevado de frutas, legumes, cereais integrais e carnes de aves) e o padrão “ocidental” (consumo elevado de carnes vermelhas processadas e cereais refinados).

os autores do estudo observaram que entre as mulheres com um padrão alimentar prudente havia uma redução significativa no risco relativo de morte por câncer (43% menor) e por outras causas de morte (65% menor). Estas observações não foram alteradas pelo grau de atividade física, sobrepeso ou tabagismo.

Em mulheres com diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial, o prognóstico e sobrevida global podem ser melhorados através da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Fonte: Journal of Clinical Oncology.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here