Incontinência urinária em mulheres – Estudo confirma os benefícios da perda de peso

0
504

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A obesidade é um fator de risco estabelecido e tratável para a incontinência urinária em mulheres, no entanto, provas conclusivas do efeito benéfico da redução do peso sobre esses sintomas, são escassos na literatura médica.Um recente estudo comprovou a importância da perda de peso na melhoria dos sintomas de incontinência urinária entre as mulheres com excesso de peso.

Um total de 338 mulheres com sobrepeso e obesidade, com pelo menos 10 episódios de incontinência urinária por semana, foram recrutadas para um programa de perda intensiva de peso, que incluía acompanhamento dietético e a realização de atividades físicas regulares (grupo ativo, composto por 226 pacientes) ou apenas um para um programa educativo (grupo controle, composto por 112 pacientes).

A média de idade das participantes foi de 53 anos. O índice de massa corporal  (IMC) e o número semanal de episódios de incontinência foram registrados regularmente em ambos os grupos através de um diário.As mulheres do grupo ativo tiveram uma perda média de peso  de 8,0% (média de 7,8 kg), quando comparadas com 1,6% (média de 1,5 kg) do grupo controle. Após 6 meses, o número médio  semanal dos episódios de incontinência urinária diminuiu em cerca de 47% no grupo ativo, em comparação com 28% no grupo controle.

Os autores do estudo concluíram que a perda de peso reduziu significativamente a frequência dos episódios de incontinência urinária entre  mulheres com sobrepeso e obesidade.

Fonte: The New England Journal of Medicine.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here