O teste de esforço ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante a prática de um esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite ainda avaliar o comportamento da pressão arterial, os sintomas do paciente e a sua aptidão física.
Uma das finalidades do teste de esforço é detectar a presença e, o risco de complicações, da doença arterial coronariana (obstrução das artérias do coração por placas de gordura, chamadas de ateromas). Angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca (morte fraca) e morte súbita, são algumas das possíveis manifestações da doença arterial coronariana.
Neste contexto, o teste de esforço deverá ser indicado em alguns grupos de indivíduos, mesmo sem sintomas (assintomáticos):
– Em homens assintomáticos com mais de 45 anos de idade e que apresentam fatores de risco para a doença arterial coronariana (colesterol total elevado, hipertensão arterial, tabagismo, diabete melito e histórico familiar infarto do miocárdio ou morte súbita em um parente de primeiro grau com menos de 60 anos de idade). O mesmo raciocínio vale para as mulheres com mais de 55 anos (menopausadas).
– Em pacientes com diabete melito com mais de 35 anos, diabéticos do tipo 2 há mais de 10 anos, diabéticos do tipo 1 há mais de 15 anos e diabéticos com complicações microvasculares (retinopatia, doença renal ou neuropatia).
– Em pessoas assintomáticas que desejem iniciar um exercício físico vigoroso (atividade desportiva) ou que tenham uma profissão que coloque em risco outras pessoas (piloto de avião, por exemplo).
Fonte:American Family Physician.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…