A lipoproteína (a) ou Lp(a) é uma partícula de LDL colesterol (lipoproteína de baixa densidade ou “colesterol ruim”) com uma Apo adicional, a Apo (a). As concentrações no sangue da Lp(a) são, em grande parte, determinadas geneticamente. A Lp(a) é produzida pelo fígado, e corresponde a cerca de 15% do colesterol total.
Existem fortes evidências da associação independente entre elevações dessa gordura do sangue e risco de doença cardiovascular. Além da formação de placas de gordura (ateromas), a Lp(a) também parece favorecer a inflamação e formação de coágulos sanguíneos (efeito pró-trombótico).
A dosagem da Lp (a) dispensa o jejum. Em estudos realizados em diferentes grupos populacionais, que avaliaram a Lp(a) como preditora de risco de doença cardiovascular, os valores de referência variaram bastante, mas valores de Lp(a) acima de 30 mg/dL pode ser considerados anormais.
A dosagem da Lp (a) não é recomendada de rotina para avaliação do risco de doença cardiovascular na população geral, mas sua determinação deve ser considerada na estratificação de risco em indivíduos com história familiar de doença aterosclerótica prematura (exemplos: indivíduo cujo pai que teve uma infarto do miocárdio com menos de 55 anos de idade ou mãe que fez uma angioplastia coronariana com menos de 65 anos de idade) e na hipercolesterolemia familiar (doença genética que eleva os níveis de colesterol sanguíneo).
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…