Obesidade é a grande responsável pelo aumento dos casos de hipertensão arterial (pressão alta)

0
277

As melhores estatísticas sobre a hipertensão arterial são oriundas de levantamentos feitos nos Estados Unidos. Essa doença, por sua grande prevalência na população adulta (prevalência de 30% dos adultos no Brasil) é reconhecida como o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

Um levantamento recente sobre a hipertensão arterial durante dois períodos distintos (separados por cerca de 10 anos) descobriu que mais adultos nos Estados Unidos apresentam hipertensão arterial do que em qualquer momento anterior. A prevalência da doença aumentou de 25% durante o primeiro período da pesquisa (1988 a 1994)  para 28,9% no segundo período (1999 a 2004).

Um dos autores desse levantamento americano, o Dr. Paul D. Sorlie , declarou o seguinte: “esse achado (aumento da prevalência da hipertensão arterial) é algo que não nos agrada, entretanto, há também boas notícias. O conhecimento, o tratamento e o controle da doença  melhoraram mais do que nunca, o que acreditamos ser uma boa notícia”.

O Dr. Sorlie ainda declarou que, o aumento do número de novos casos de obesidade na população dos Estados Unidos entre esses mesmos períodos é a maior  responsável  pelo aumento do número de novos casos de  hipertensão arterial, principalmente nos homens.

No entanto este fato não parece ser tão verdadeiro para mulheres, por razões não compreendidas totalmente.

Sabendo da relação entre a obesidade e o surgimento da hipertensão arterial podemos dizer que o controle e a prevenção da obesidade será um alvo cada vez mais importante para a prevenção das doenças cardiovasculares.

Fonte: Hypertension.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here