Os benefícios do chá verde

0
79

O chá surgiu na China por volta de 2375 A.C, durante o império de Sheng Nung. Diz a lenda, que esse imperador estava encostado numa árvore e acabou adormecendo com um taça de água fervida na mão. Como ventava muito, folhas caíram sobre a sua água ainda quente, resultando em uma infusão.

O Chá verde:

Vários estudos apontam para os benefícios da infusão da planta Camellia sinensis na prevenção de inúmeras doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e dislipidemias ( anormalidades do colesterol ), além de auxiliar na perda de peso e gordura corporal. O chá verde é constituído de folhas colhidas de diferentes partes da planta e por isso , a disponibilidade de vários tipos de chás. Ele possui grande quantidade de substâncias bioativas e fotoquímicas.

Os flavonóides do chá verde, conhecidos como catequinas, parecem ser os grandes responsáveis por tantos benefícios. Dentre as principais catequinas do chá verde, uma que se destaca e tem maior interesse por parte dos pesquisadores: a epigalocatequina galato ( correspondente a cerca de 26% dos compostos presentes no chá ).

No contexto cardiovascular, as catequinas parecem diminuir concentrações plasmáticas de colesterol, triglicerídeos e LDL-colesterol ( colesterol ruim ), melhorando o perfil lipídio de seus consumidores. Um estudo realizado em 2005, repartiu um grupo de japoneses em 2 subgrupos. O primeiro subgrupo consumiu 1 litro de chá oolong (rico em catequinas) diariamente, contendo 690mg de catequinas, por 12 semanas. O segundo subgrupo (grupo controle) ingeriu a mesma quantidade de chá oolong porém contendo 22mg catequinas, pelo mesmo período.

O consumo de bebidas e alimentos contendo cafeína foram proibidos. Com relação ao grupo controle, o grupo que consumiu maior quantidade de catequina teve diminuição na circunferência abdominal, diminuição das dobras cutâneas (gordura corporal) e redução das taxas de LDL colesterol oxidada. O estudo concluiu que o consumo a longo prazo do chá previne o processo de aterogênese assim como, previne a obesidade. Estudos apontam que o consumo de 3 a 7 xícaras de chá verde ao dia, produzem efeitos benéficos significativos, porém ainda não existe uma recomendação certa, tudo indica que cerca de 2 xícaras seria eficiente para prevenção e que 4 xícaras ao dia de chá verde seria interessante para tratamento de doença prévia.

Além de todas essas ações, o chá verde ainda possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres que são moléculas que possuem papel importante no desencadeamento e agravamento de diversas patologias. Flavonóides e suas ações em diversas patologias Ação Anticarcinogênica.

O chá verde parece também ter ação anticarcenogênica, pois estudos revelam uma relação inversa entre consumo de chá verde e desenvolvimento de vários tipos de câncer. Como exemplo, podemos citar a baixa incidência câncer de próstata em orientais quando comparados com ocidentais.

Hipertensão arterial e doenças cardiovasculares:

A hipertensão arterial acomete cerca de 20% da população adulta e tem forte relação com 80% dos casos de acidente vascular e 60% dos casos de doença isquêmica do coração. O principal benefício do consumo de chás, frutas e verduras está na sua ação antioxidante, conforme citado anteriormente. Pesquisas indicam que indivíduos com pressão arterial alta apresentam baixos índices de flavonóides circulantes e terão prevalência aumentada de incidência de doenças cardiovasculares, quando comparados com indivíduos normotensos.

Em um estudo feito em hamsters para avaliar a ação das catequinas no processo de formação da placa de ateroma, observou-se que o chá verde, assim como o preto, pode diminuir em 50% o risco do aparecimento da placa.

Doenças neurodegenerativas:

O cérebro representa apenas 2% da massa corporal, porém necessita de cerca de 20% do oxigênio que consumimos e por isso produz muitos radicais livres. Mais uma vez percebe-se a importância da ação antioxidante dos flavonóides, principalmente nos casos de doença de Alzheimer.Como percebemos, uma alimentação equilibrada, contendo quantidade adequadas de frutas, vegetais e chás ajuda a prevenir várias doenças, principalmente pela ação antioxidante de seus flavonóides. Por isso escolha sempre um prato bem colorido e não se esqueça de tomar um chazinho todos os dias!

Referencias Bibliográficas FREITAS, H.;NAVARRO, F. O chá verde induz ao emagrecimento e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Revista Brasileira de Obesidade, nutrição e Emagrecimento. São Paulo, v.1, n. 2, p. 16-23,2007. ESTEVAO,D.; et al. Chá verde e suas ações como quimioprotetor.

Seminario: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 2, p.119-130, 2005.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here