Ouvir músicas agradáveis é um hábito benéfico para o coração

0
59

Um estudo recente , apresentado no congresso da American Heart Association ( New Orleans , Estados Unidos ) em novembro de 2008 , sugere pela primeira vez ,  que ouvir  músicas agradáveis   pode ser um hábito benéfico para o sistema cardiovascular.

Pesquisadores da universidade de Maryland ( Baltimore , Estados Unidos ), estudaram dez voluntários ( sete homens e três mulheres ), não fumantes  e  com uma idade média de 36 anos . Esses voluntários , escutavam por cerca de 30 minutos por sessão  , músicas que apreciavam e , também , músicas que geravam uma sensação de ansiedade.

Eles deveriam evitar escutar tais músicas por algumas semanas antes do experimento. Antes e após as sessões de música , o fluxo de sangue ( avaliado em uma artéria no braço, chamada de braquial ) , era mensurado. Os pesquisadores observaram um aumento de cerca de 26% no fluxo de sangue após as sessões de músicas agradáveis. Em contra-partida , as sessões de  músicas que geravam ansiedade , causavam uma redução de 6% neste fluxo sangüíneo.

Os autores do estudo , ressaltam que esse aumento do fluxo de sangue  é significativo , sendo da mesma intensidade que é observado após uma sessão de 30 minutos de exercícios aeróbicos, como uma caminhada.

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here