Quando avaliamos um paciente em nosso consultório com algum tipo de queixa, a maior fonte de informações para o correto diagnóstico da doença é o exame clínico, composto pela anamnese (entrevista) e exame físico.
Sinal é um achado de exame físico que pode ser observado por outra pessoa que não seja o paciente (médico ou não). É um dado objetivo. Exemplos: cianose (coloração azulada da pele e mucosas), edema (inchaço por acúmulo anormal de líquidos nos pés e pernas, por exemplo) e palidez (atenuação ou desaparecimento da cor rósea da pele e mucosas). Algumas vezes um familiar ou amigo chama a atenção do paciente sobre a presença de um sinal que o próprio paciente não havia percebido até então.
Sintoma é a queixa mencionada ao médico no momento da consulta. É algo subjetivo que o paciente sente ou sentiu. Exemplos: palpitações (percepção anormal dos batimentos cardíacos), dor no peito (dor torácica) ou lipotimia (sensação de desmaio). Se o paciente não nos contar, não teremos como saber que essa é a queixa do paciente, pois não apresenta um tradução no exame físico.
Alguns sintomas são também sinais (edema, por exemplo). O paciente nos refere que há uma semana seus pés estão inchados. Essa queixa poderá ser confirmada durante o exame físico.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…