Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Uma partida estressante de futebol dobra o risco de um ataque cardíaco, diz estudo
Destaques, Infarto do Miocárdio

Uma partida estressante de futebol dobra o risco de um ataque cardíaco, diz estudo 

Uma partida estressante de futebol dobra o risco de um ataque cardíaco. Essa é a constatação de estudo que avaliou a ocorrência de eventos cardíacos em dias dos jogos da Copa do Mundo de futebol, que ocorreram na Alemanha em 2006.
Nos dias dos jogos da seleção alemã de futebol, a incidência de emergências cardíacas foi 2,66 vezes maior que no período controle (dias sem jogos). Nos homens esse risco foi 3,26 vezes maior e nas mulheres 1,82 vezes maior.

Entre os pacientes que tiveram eventos coronarianos, como angina do peito instável ou infarto do miocárdio, 47% já eram portadores de doença cardíaca prévia.

Os autores do estudo concluíram que um jogo de futebol estressante mais que dobra o risco de ocorrência de evento cardiovascular agudo. Principalmente em pacientes  portadores de doença arterial coronariana prévia, tal achado sugere que medidas preventivas devam ser adotadas, como avaliações cardiológicas periódicas, uso de medicamentos preventivos e adoção de um estilo de vida mais saudável.

Fonte: The New England Journal of Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados