Você é sedentário? Quais os malefícios do sedentarismo?

0
777

Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular que implique em gasto energético.

Assim que o metabolismo basal é ultrapassado (esse corresponde ao gasto energético em estado de repouso, ou seja, 1 equivalente metabólico ou MET), estamos fazendo alguma atividade física. Mas atividade física não é sinônimo de esporte.

O esporte ou prática desportiva é uma forma de atividade física repetitiva, que envolve o movimento de grandes grupos musculares. É a execução de uma atividade física dentro de um contexto codificado por um conjunto de regras. Muitas vezes o esporte visa superar adversários ou melhorar o desempenho pessoal de quem o pratica (exemplo: uma prova de natação de 200 metros).

A inatividade física corresponde a menos de 30 minutos por dia de atividade física moderada, contínua ou fracionada. Inatividade física não é sinônimo de sedentarismo.

O sedentarismo é definido com um comportamento atrelado a atividades físicas que não aumentam muito o metabolismo basal (exemplo: trabalhar sentado e realizar caminhadas muito curtas ao longo do dia).

Por que é tão importante se movimentar? Porque a escolha de um estilo de vida sedentário e inativo aumenta o risco de:

  • Hipertensão arterial em 50%;
  • Diabete melito tipo 2 em 20%;
  • Acidente vascular cerebral (derrame cerebral) em 30%;
  • Infarto do miocárdio (ataque cardíaco) em 30%;
  • Câncer em 25%.

Qual o nível de atividade física recomendado para a maioria das pessoas?

Especialistas recomendam que as pessoas pratiquem cerca de 150 minutos por semana de uma atividade física moderada e predominantemente aeróbica, na maioria dos dias da semana. Exemplo: caminhar rápido 30 minutos, 5 vezes por semana. A prática de exercícios físicos resistidos (musculação), para membros superiores e inferiores, duas vezes por semana,  ajuda a aumentar a massa magra (músculos) e a resistência física para atividades do cotidiano.

Fonte: Medscape.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here