Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Benefícios da hidroginástica
Fitness

Benefícios da hidroginástica 

Hidroginástica é uma palavra de origem grega que significa “ginástica na água”. A água é diferente do ar sob vários aspectos físicos (como densidade, pressão hidrostática e temperatura), que interferem diretamente na atividade física que é exercida no meio aquático aquecido. Essa atividade envolve a prática de exercícios físicos, e todos os benefícios obtidos com a realização dos mesmos neste meio aquático.

A temperatura da água considerada neutra deve ser de 35 graus Celcius, Qualquer desvio dessa temperatura pode produzir mudanças significativas no aparelho cardiovascular. Ao imergirmos no meio aquático, nosso sangue é redistribuído através do corpo, em virtude da pressão hidrostática , causando aumento do retorno do sangue venoso.

Essa é base para todas as modificações fisiológicas associadas à imersão , particularmente nos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e excretor.Observa-se um aumento de 1/3 do desempenho cardíaco e uma redução de 10 batimentos por minuto na frequência cardíaca.

Benefícios da hidroginástica

– Aumento da circulação periférica;

– Aumento da força e resistência muscular;

– Facilita a movimentação das articulações;

– Melhora a consciência corporal,  auto-confiança, equilíbrio e musculatura respiratória;

– Reduz a sensibilidade à dor e os espasmos musculares.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados