Consiste em um balão de silicone com válvula lisa, radiopaca e cateter de introdução, que será preenchido com solução salina e azul de metileno estéreis (400 a 700ml). É um dispositivo seguro e eficaz para redução de peso. Projetado para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, que resulta em menor ingestão de alimentos e facilita o aprendizado de novas rotinas de alimentação.
Indicações
Indicado para pessoas que fracassaram com outros métodos, como dieta, exercícios físicos e utilização de medicamentos. O balão intragástrico está indicado para pessoas, homens e mulheres, que necessitem perder mais de 10 quilos. Também está indicado para aqueles pacientes que fracassaram com outras dietas, já que o balão intragástrico não permite excessos, devido ao fato de que durante o tratamento o estômago não os tolera, “obrigando” o paciente a comer moderadamente.
Como é colocado o balão intragástrico?
O processo consiste em introduzir no estômago, um globo de silicone via endoscópica. O médico endoscopista leva o globo vazio até ao estômago posteriormente, o globo é cheio com soro fisiológico até alcançar um volume suficiente para que produza um estado de saciedade permanente.
É um processo rápido que dura cerca de 20 minutos, para além de que sua retirada depois dos seis meses se igualmente simples. O globo permanece alojado no estômago durante seis meses nos quais o paciente leva uma vida absolutamente normal.
Como funciona o balão intragástrico?
Após a colocação do balão intragástrico, o individuo ao comer ficará saciado com a ingestão de uma quantidade menor de alimentos. Este é o sucesso deste tratamento, já que ao estar saciado, reduz-se a ingestão de alimentos, e ao reduzir a ingestão se reduzem os quilos que sobram, prejudicando a saúde do paciente. O balão intragástrico pode proporcionar uma redução de até 20% do peso corporal.
O paciente recebe um apoio médico e técnico que lhe estimula e ajuda, vigiando sua alimentação diária para que sua dieta seja rica e sem carências. O maior esforço da equipe médica está dirigido para a educação nutricional do paciente para conseguir do que este modifique seus hábitos nutricionais melhorando sua saúde e sua qualidade de vida.
Vantagens
– Sem internação.
– Sem afastar-se das atividades normais do cotidiano.
– Com ótimos resultados para uma perda de peso mais rápida.
– Não há restrições para atividades físicas.
– O paciente deverá ser acompanhado por uma nutricionista, para orientação nutricional.
Fonte: obesogastro.com.br
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…