Começar a beber moderadamente na meia idade traz benefícios ao coração

0
89

Uso moderado de álcool faz parte de um estilo de vida saudável, ainda que orientações atuais recomendem cautela aos não-bebedores contra iniciar o uso de álcool na meia idade. O objetivo deste estudo foi avaliar se a adoção do consumo moderado de álcool na meia idade poderia resultar em uma subseqüente redução do risco cardiovascular.

O  estudo analisou uma coorte de adultos com idades compreendidas entre os 45-64 anos durante um período de 10 anos. Dos 7.697 participantes que não tinham história de doença cardiovascular e eram não-bebedores no início do estudo, dentro de 6 anos do período de seguimento, 6,0% iniciaram o consumo moderado de álcool (2 bebidas por dia ou menos para os homens, 1 bebida por dia ou menos para as mulheres) e 0,4% começou a beber mais pesadamente. Após 4 anos de acompanhamento, os novos bebedores moderados tiveram uma probabilidade 38% menor de desenvolver doenças cardiovasculares do que os seus homólogos persistentemente não-bebedores.

Outras análises mostraram que a redução do risco foi maior entre aqueles novos bebedores moderados que consumiram somente vinho. Este grupo teve 68% menos probabilidades de ter um evento cardiovascular, em comparação com uma redução do risco não-significativa de 31% entre aquelas que consumiam quantidades moderadas de uma mistura de cerveja, licor e vinho.

Em conclusão, as pessoas que iniciam o consumo de álcool na meia idade raramente fazem-no além das quantidades recomendadas. Aqueles que começam beber moderadamente experimentam benefício de redução da taxa de doença cardiovascular, sem alteração na taxa de mortalidade após 4 anos.

Fonte: American Journal of Medicine.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here