Cuidados na hora da coleta de sangue para o exame de colesterol

0
247

As dislipidemias (anormalidades do colesterol total e suas frações) são basicamente um entidade laboratorial, por isso, a dosagem do colesterol total e  suas frações  é o elemento básico para o seu diagnóstico.

Raramente as dislipidemias podem causar alterações na pele, como os xantelasmas e os xantomas. Um fato comum é a descoberta de uma dislipidemia durante um exame de check-up ou apenas quando as manifestações clínicas da aterosclerose já se fazem presentes.

Cuidados para a coleta de sangue

-Evitar a coleta de sangue nos primeiros  2 meses após uma doença aguda clínica (pneumonia, por exemplo) ou cirúrgica (apendicite aguda, por exemplo).

-Manter uma dieta e peso habituais por duas semanas antes do exame.

-Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 72 horas antes da coleta.

-Evitar exercícios físicos intensos nas 24 horas antes da coleta.

-O Jejum de 12 horas é facultativo. O valor de referência dos triglicerídeos varia de acordo com a coleta do sangue em jejum ou não, ou seja, 150 mg/dl ou 175 mg/dl, respectivamente.

-Coletar o sangue na posição sentada após 10 a 15 minutos (evitar permanecer deitado e sentar na hora da coleta de sangue), e manter o torniquete no braço (elástico que aperta o braço para tornar as veias mais salientes) por um tempo inferior a 1 minuto.

-Coletar sangue preferencialmente no mesmo laboratório.

Variações de valores, inerentes ao método de análise são aceitáveis: cerca de 10% para o colesterol total , LDL-colesterol e HDL-colesterol, podendo chegar até a 25% para o valor dos triglicerídeos.

Durante a gestação, a partir do segundo semestre, mas principalmente após o terceiro semestre, poderá ocorrer uma elevação do colesterol total , LDL-colesterol e triglicerídeos (estes valores costumam voltar ao padrão normal cerca de 10 semanas após o parto).

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here