Doenças das válvulas do coração (valvulopatias)

0
226

O coração possui quatro câmaras: duas superiores e menores, chamadas de átrios, e duas inferiores e maiores, chamadas de ventrículos.

Cada ventrículo possui uma válvula de entrada e outra de saída, totalizando quatro, que normalmente conduzem o sangue em apenas um único sentido.

O sangue flui através da válvula tricúspide do átrio direito para o ventrículo direito, da válvula pulmonar do ventrículo direito para as artérias pulmonares (circulação pulmonar).

O sangue no átrio esquerdo passa pela válvula mitral até o ventrículo esquerdo e, por último, saindo ventrículo esquerdo para a artéria aorta através da válvula aórtica (circulação sistêmica).

Quais as doenças que podem surgir nas válvulas cardíacas (valvulopatias)?

As válvulas cardíacas doentes podem permitir um vazamento anormal do sangue (insuficiência valvular) no momento em que deveriam ficar fechadas, ou dificultar a passagem normal do sangue por não apresentarem uma abertura adequada (estenose valvular).

Estas anormalidades das válvulas (valvulopatias) podem apresentar graus variados de gravidade (leve, moderada ou severa), interferindo na capacidade de bombeamento do sangue pelo coração.

Uma válvula pode eventualmente apresentar os dois tipos de anormalidades de uma forma simultânea (insuficiência mitral leve associada a uma estenose mitral severa, por exemplo), o que chamamos de dupla lesão valvular.

O termo prolapso da válvula mitral indica uma anormalidade desta válvula na qual um de seus componentes, chamado de folheto,  desloca-se em direção ao átrio esquerdo no momento em que o ventrículo esquerdo se contrai para ejetar o sangue para o todo o organismo.

Algumas doenças da válvula mitral podem ser congênitas, como a válvula aórtica bicúspide (a válvula aórtica apresenta dois folhetos ao invés de três folhetos), atresia tricúspide (ausência da válvula tricúspide) ou estenose pulmonar (estreitamento da válvula pulmonar).

Diagnóstico das valvulopatias

O exame inicial para o diagnóstico das valvulopatias é o ecocardiograma, exame que avalia as estruturas do coração por meio de ondas de ultrassom. O ecocardiograma transesofágico (modalidade de ecocardiograma na qual a sonda de ultrassom é introduzida pelo esôfago) e a ressonância cardíaca, poderão ser solicitados de acordo com o quadro clínico do paciente.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

COMPARTILHAR
Próximo artigoExercícios físicos e obesidade
Dr. Tufi Dippe Jr
Cardiologista de Curitiba - CRM/PR 13700

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here