Idosos que bebem moderadamente apresentam menor risco de Alzheimer, diz estudo

0
585

A forma mais comum de demência cerebral (perda progressiva das funções cognitivas) é a doença de Alzheimer. Como o risco de demência e doença de Alzheimer aumenta dramaticamente com o avançar da idade, é importante avaliarmos todos os fatores que influenciam no aparecimento desta doença.

Entre os idosos com funções cognitivas normais, a ingestão de uma a duas doses de bebidas alcoólicas por dia (uma ou duas latas de cerveja ou uma ou duas taças de uma vinho, por exemplo), associa-se a uma diminuição de 37% do risco relativo de demência nos próximos seis anos, diz a Dra. Kaycee Sink, da Wake Forest University School.

“Os etilistas moderados de 75 anos ou mais de idade apresentaram um risco menor de desenvolver demência do que as pessoas que bebem mais que duas doses por dia ou aqueles indivíduos que não bebem qualquer tipo de bebida alcóolica”, complementa a Dra. Sink. No entanto, a Dra. Sink disse que apesar das conclusões do estudo, não é correto recomendar a qualquer pessoa que faça uso regular de bebidas alcoólicas com o objetivo de prevenir a demência cerebral.

Neste estudo, os pesquisadores avaliaram 3.069 idosos com 75 anos de idade ou mais. Estes idosos haviam sido submetidos a uma avaliação completa da cognição, no início do estudo e a cada seis meses, sendo seguidos por cerca de seis anos. Durante o estudo, ocorreram 388 novos casos de demência entre os participantes inicialmente classificados como normais e 188 casos foram diagnosticados como transtorno cognitivo leve já na avaliação inicial do estudo.

Após seis anos do estudo, entre os 2.587 indivíduos com avaliação neurológica normal, aqueles que bebiam álcool moderadamente apresentaram uma redução de 37% no risco relativo de desenvolver demência, quando comparados com aqueles que não ingeriam bebidas alcoólicas.

Fonte: International Conference Alzheimer Disease.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here