Estudos sobre a regulação do peso corporal estão focados quase que exclusivamente na ingestão de calorias e no gasto energético. É aquilo que os especialistas chamam de balanço calórico diário. No entanto, um recente estudo sugere que o momento da ingestão dos alimentos pode desempenhar um papel importante no ganho de peso.
Um recente estudo realizado com ratos avaliou a associação entre o consumo alimentar em uma determinada fase do dia, e a sua relação com o ganho futuro de peso. Ratos que naturalmente comiam à noite (comedores noturnos) quando alimentados com uma dieta rica em gorduras apenas durante o dia, ganharam significativamente mais peso do que os ratos alimentados com a mesma dieta somente durante o período noturno habitual.
Os autores do estudo concluíram que há a necessidade de uma melhor compreensão do sistema circadiano em relação ao ganho de peso. Este fato pode ter implicações importantes para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o combate à epidemia de obesidade que afeta a população humana em todo o mundo. Em seres humanos, de uma forma inversa, um padrão de ingestão calórica concentrado no período da noite pode ter implicações importantes no processo da obesidade.
Fonte:Obesity.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…