Padrões alimentares observados em obesos

0
258

Os endocrinologistas Márcio Mancini e Alfredo Halpern (in memorian), especialistas renomados em obesidade, orientam o público sobre os diversos padrões alimentares encontrados em indivíduos portadores de obesidade, em um artigo publicado na página da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).

A Síndrome (conjunto de sinais e sintomas) do Comer Compulsivo (Binge Eating Disorder) é uma doença psiquiátrica caracterizada por episódios descontrolados de alimentação compulsiva, mais comum no final da tarde.

Existem outros padrões alimentares observados em obesos, não caracterizados como doença, mas que merecem avaliação, pois podem auxiliar o médico na escolha de um ou outro medicamento, diante de um paciente específico.

Desse modo, existem pacientes que possuem fome excessiva durante às refeições, comportamento alimentar mais comum no sexo masculino, caracterizado por comer em excessivamente, mas apenas nos horários de refeições programadas.

Alguns pacientes omitem o desjejum e, algumas vezes, também o almoço, sendo denominados “comedores noturnos”. Outro comportamento distinto é o beliscador, caracterizado por inúmeras pequenas refeições ou bocados não programados.

Um comportamento menos comum, o “madrugador” caracteriza-se por levantar da cama para alimentar-se durante a madrugada (Night Eating Syndrome). Alguns destes casos podem ter distúrbios do sono associados, como as síndromes da apneia do sono e das pernas inquietas.

Fonte: ABESO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here