Os endocrinologistas Márcio Mancini e Alfredo Halpern (in memorian), especialistas renomados em obesidade, orientam o público sobre os diversos padrões alimentares encontrados em indivíduos portadores de obesidade, em um artigo publicado na página da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).
A Síndrome (conjunto de sinais e sintomas) do Comer Compulsivo (Binge Eating Disorder) é uma doença psiquiátrica caracterizada por episódios descontrolados de alimentação compulsiva, mais comum no final da tarde.
Existem outros padrões alimentares observados em obesos, não caracterizados como doença, mas que merecem avaliação, pois podem auxiliar o médico na escolha de um ou outro medicamento, diante de um paciente específico.
Desse modo, existem pacientes que possuem fome excessiva durante às refeições, comportamento alimentar mais comum no sexo masculino, caracterizado por comer em excessivamente, mas apenas nos horários de refeições programadas.
Alguns pacientes omitem o desjejum e, algumas vezes, também o almoço, sendo denominados “comedores noturnos”. Outro comportamento distinto é o beliscador, caracterizado por inúmeras pequenas refeições ou bocados não programados.
Um comportamento menos comum, o “madrugador” caracteriza-se por levantar da cama para alimentar-se durante a madrugada (Night Eating Syndrome). Alguns destes casos podem ter distúrbios do sono associados, como as síndromes da apneia do sono e das pernas inquietas.
Fonte: ABESO.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…