Abaixo relacionamos as principais orientações para os pacientes que serão submetidos à uma angioplastia coronariana eletiva:
-Jejum de pelo menos seis horas.
-É necessário a presença de um acompanhante, preferencialmente um familiar, durante o procedimento. O paciente permanecerá internado por pelo menos 24 horas após o procedimento.
-Medicações de uso habitual não deverão ser suspensas, exceto os anticoagulantes orais (antagonistas da vitamina K, como a varfarina, e os anticoagulantes orais diretos, como a Apixabana, Dabigatrana e Rivaroxabana) e a Metformina (medicamento utilizado para o tratamento do diabete melito). O tempo de suspensão de cada medicamento deverá ser determinado pelo médico assistente.
-Pacientes alérgicos ao contraste iodado deverão fazer um preparo prévio ao exame com medicações antialérgicas (anti-histamínico e corticoide), de acordo com a orientação do médico assistente.
-Pacientes com disfunção renal ou com alto risco de desenvolvê-la poderão necessitar de uma internação prévia ao procedimento para realizar uma hidratação com soro fisiológico, visando minimizar o riscos de disfunção renal relacionada ao uso do contraste. Pacientes renais crônicos deverão fazer diálise no dia que antecede o exame ou após o procedimento.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Quais são as causas de dor no peito?
A dor no peito ou dor torácica é uma das queixas médicas mais comuns. Em certos casos a dor torácica pode traduzir uma doença potencialmente grave. Apenas o médico está capacitado para avaliar adequadamente esse sintoma. Angina do peito Os pacientes percebem as crises de…
Sintomas de ansiedade ou doença cardíaca?
O ano de 2020 tem sido muito difícil. Tivemos o surgimento de uma doença terrível, o Covid 19, que causou sofrimento, mortes, severas restrições sociais e recessão econômica. É notável que o nível de estresse e ansiedade está mais elevado entre as pessoas. Em virtude…
Quais são as informações obtidas com um teste de esforço?
O teste ergométrico, conhecido popularmente como teste de esforço, é o registro da atividade elétrica do coração em repouso, durante esforço gradativo até à exaustão, e na fase de recuperação, momento que a esteira desacelera para que o organismo se recupere do esforço físico realizado….