Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Tatuagens e piercings podem trazer algum risco para o coração?
Cardiologia Preventiva, Sem categoria

Tatuagens e piercings podem trazer algum risco para o coração? 

A endocardite infecciosa é uma infecção, geralmente causada por bactérias, do revestimento interno e válvulas do coração. É uma doença incomum, mas geralmente grave, requerendo internação hospitalar prolongada, e muitas vezes cirurgia cardíaca. Seus sintomas são inúmeros, mas a presença de febre e sopro cardíaco são manifestações típicas da doença.

A passagem de bactérias para o sangue (bacteremia) em pessoas portadoras de doenças das válvulas do coração, bem como, em portadores de válvulas cardíacas artificiais (biológicas, mecânicas e TAVI), predispõem à ocorrência da endocardite infecciosa.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia desaconselha a realização de tatuagens e colocação de piercings (pele, língua, etc. ), por predisporem à bacteremia em portadores de doenças das válvulas do coração ou portadores de válvulas cardíacas artificiais.

Existem inúmeros relatos de endocardite infecciosa em portadores de piercings. Outros cuidados nesses pacientes são fundamentais, como a higiene bucal. Visitas regulares (trimestrais) ao dentista, para detectar gengivite ou periodontite, são fundamentais, pois esses também levam à bacteremia.

Certos tratamentos dentários que envolvam a manipulação da gengiva ou exames que lesem a mucosa (revestimento interno dos órgãos) do aparelho digestivo ou urinário (biópsias, por exemplo), deverão ser precedidos do uso de antibióticos.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista – CRM/PR 13700. 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *