Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Após infecção pelo Covid 19 é necessário uma avaliação médica antes de retomar os exercícios físicos?
Fitness

Após infecção pelo Covid 19 é necessário uma avaliação médica antes de retomar os exercícios físicos? 

O comprometimento cardíaco é uma complicação frequente na infecção pelo Covid 19, sendo observado em 20 a 30% dos pacientes internados. Esse achado implica na necessidade de investigação de lesões do músculo cardíaco (miocárdio), especialmente a miocardite (inflamação do miocárdio).

Um estudo realizado na Alemanha demonstrou alterações na ressonância cardíaca (60% dos pacientes tinham padrão de miocardite) a partir de 60 dias após o início dos sintomas da Covid 19. Esses achados foram observados inclusive em formas leves da doença.

Apesar de ainda não sabermos o real significado e importância de tais achados, devemos considerar a possibilidade que sequelas cardíacas possam acarretar um aumento no risco de morte súbita em esportistas e atletas.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomendam que todo indivíduo passe por uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos.

Além da consulta e eletrocardiograma, outros exames, como o teste de esforço, ecocardiograma e ressonância cardíaca, poderão ser solicitados de acordo com a gravidade prévia do quadro de Covid 19 e a intensidade do esforço físico que se pretende realizar (atividades esportivas recreativas até exercícios físicos em atletas).

A prática regular de exercícios físicos diminui o risco cardiovascular e morte, além de melhorar a saúde mental dos indivíduos, portanto, deve ser sempre encorajada.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologsita – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados