O comprometimento cardíaco é uma complicação frequente na infecção pelo Covid 19, sendo observado em 20 a 30% dos pacientes internados. Esse achado implica na necessidade de investigação de lesões do músculo cardíaco (miocárdio), especialmente a miocardite (inflamação do miocárdio).
Um estudo realizado na Alemanha demonstrou alterações na ressonância cardíaca (60% dos pacientes tinham padrão de miocardite) a partir de 60 dias após o início dos sintomas da Covid 19. Esses achados foram observados inclusive em formas leves da doença.
Apesar de ainda não sabermos o real significado e importância de tais achados, devemos considerar a possibilidade que sequelas cardíacas possam acarretar um aumento no risco de morte súbita em esportistas e atletas.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomendam que todo indivíduo passe por uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos.
Além da consulta e eletrocardiograma, outros exames, como o teste de esforço, ecocardiograma e ressonância cardíaca, poderão ser solicitados de acordo com a gravidade prévia do quadro de Covid 19 e a intensidade do esforço físico que se pretende realizar (atividades esportivas recreativas até exercícios físicos em atletas).
A prática regular de exercícios físicos diminui o risco cardiovascular e morte, além de melhorar a saúde mental dos indivíduos, portanto, deve ser sempre encorajada.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologsita – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Quais são as causas de dor no peito?
A dor no peito ou dor torácica é uma das queixas médicas mais comuns. Em certos casos a dor torácica pode traduzir uma doença potencialmente grave. Apenas o médico está capacitado para avaliar adequadamente esse sintoma. Angina do peito Os pacientes percebem as crises de…
Alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar o risco de doença cardiovascular e morte cardíaca?
O índice glicêmico (IG) representa a capacidade de um alimento em aumentar a glicemia (níveis de glicose no sangue), em relação a um alimento-controle, como a glicose ou pão branco. O IG dos alimentos poderá ser baixo (55 ou menos), intermediário (56 até 69) ou…
Ingerir diariamente frutas, verduras e legumes protege seu coração!
As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Por seu baixo teor de sódio e alto de teor de potássio, esses alimentos ajudam a reduzir a pressão arterial, além disso, auxiliam na perda de peso, e melhoria dos parâmetros…