Um estudo realizado com 40 pacientes tabagistas, comprovadamente portadores de doença arterial coronariana (presença de placas de gordura na parede das artérias do coração), tentou identificar quais os motivos que os levam a continuar fumando.
Os resultados do estudo demonstraram que, os principais motivos alegados pelos cardiopatas tabagistas que os mantinham fumando, eram: “para distrair-me” (60%); “para acalmar-me” (57%); ”para fazer-me companhia” (42,5%) e “para consolar-me” (32%).
A preocupação foi considerada o principal “gatilho” para o ato de fumar, relatada em 70% dos cardiopatas fumantes arrolados no estudo. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronariana, e a sua cessação, diminui muito o risco de complicações cardiovasculares.
Estima-se que em cerca de dois anos após a cessação do tabagismo, o risco cardiovascular tenha uma redução na ordem de 50%. Metade dessa redução costuma ser observada, já nos primeiros 6 meses de absenteísmo do cigarro. Apesar disso, dados prévios do Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), demonstraram que cerca de 28% dos coronariopatas continuam a fumar mesmo tendo conhecimento da potencial gravidade de sua doença.
Fonte: Arq Bras Cardiol (1995).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…