Fitoesterois são substâncias de origem vegetal que são semelhantes ao colesterol. São pouco absorvidas pelo intestino, e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, dessa forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue.
As principais fontes de fitoesterois são alimentos de origem vegetal como nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite. Todos estes produtos podem ser considerados alimentos funcionais devido aos benefícios da ação dos fitoesterois na prevenção de problemas cardíacos.
Segundo pesquisas recentes, incluir alimentos ricos ou enriquecidos com fitoesterois a uma alimentação saudável, pode diminuir o LDL-colesterol, conhecido como “colesterol ruim”, em 10 a 15% num período de três semanas.
A Anvisa recomenda que a ingestão de produtos enriquecidos com fitoesterois seja de 1 a 3 porções por dia e que estas porções possam fornecer de 1 a 3 gramas de fitoesterois livres, ao dia. Os fitoesterois não fornecem benefícios adicionais quando consumidos acima de 3 g/dia.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…